Para muitos que interpretaram o calendário maia, o mundo acaba neste 21/12/2012. Mas no cinema, ele já acabou inúmeras vezes de diversas maneiras, confira a lista dos que talvez, sejam os melhores filmes sobre o "Fim dos tempos".
5 - A estrada (2009)
"A estrada" é uma visão apocalíptica de um futuro não muito distante, de um planeta totalmente devastado e de um pai que luta para sobreviver junto ao seu filho. Um olhar muito pessoal dos realizadores do filme para com o "fim", mas não deixa se ser realista ao que se propõe a mostrar, focando no drama e na qualidade narrativa, ao invés de apelar aos clichês e tornar-se algo comercial e dispensável como "2012", lançado no mesmo ano.
4 - WALL-E (2008)
A produção da Pixar sobre um robô que é deixado na Terra quando a mesma não pode mais ser habitada por humanos, ganhou o mundo, e o Oscar daquele ano de melhor animação. Não é exatamente um filme sobre o "fim dos tempos", mas retrata a devastação do planeta, completamente acabado, e a humanidade vivendo no espaço, longe de todo o lixo que aqui ficou. O recado foi dado de maneira eficiente e claro, não poderia ficar de fora em nossa lista.
3 - Os 12 macacos (1995)
A história é sobre um presidiário que aceita fazer uma viagem no tempo para conseguir informações sobre um vírus mortal, que destruiu quase toda a humanidade. É até certo ponto complexo, seu roteiro jamais decepciona e é dirigido com habilidade por Terry Gilliam, que aqui expôs o fim de nossa "raça" à sua maneira, sem abusar dos exageros da maioria das produções apocalípticas para prender seu espectador na cadeira.
2 - 4:44 Last Day on Earth (2011)
Dirigido por Abel Ferrera, famoso pelos excelentes "Vício Frenético" (1992) e "O rei de Nova York" surpreendeu com seu parecer sobre o fim do mundo. Diferente dos filmes catástrofes que lotam as salas de cinema, o diretor fez de seu "4:44" um tratado de redenção do homem para com o seu fim. Vemos um casal de meia idade se preparando para aquele que será o último dia de suas vidas, e as únicas explosões e destruições são as que ocorrem dentro dos corpos condenados dos protagonistas.
1 - Melancolia (2011)
Um poema visual, uma obra de arte incomparável e o ápice da carreira de um grande diretor. Melancolia teve sua estréia no Festival de Cannes, onde a atriz Kirsten Dunst conquistou o prêmio de melhor atriz. O longa do diretor dinamarquês Lars Von Trier conta a história de duas irmãs, Justine e Grace, e como cada uma lida com a morte inevitável, quando o planeta "Melancholia" esta prestes a se chocar com a Terra. Pode ser considerado não apenas o melhor filme "catástrofe" do cinema, mas também um dos melhores filmes de todos os tempos, com sua crítica social e um doce pesar pelo fim de nossa miserável existência.

















